terça-feira, 5 de outubro de 2010

Edinho Duarte é reconduzido pela quarta vez a Assembléia Legislativa









“Minha reeleição é o reflexo do trabalho que venho desenvolvendo no Amapá em 22 anos de vida pública”. Foi com esta frase que o deputado Edinho Duarte definiu sua vitória nas urnas. Com
8.142 votos, o parlamentar venceu as Eleições 2010 pela 4º vez. Com uma campanha limpa e justa Edinho Duarte obteve 2,37% de apoio popular. O resultado se deve a reconhecimento do trabalho aos longos dos anos e a colaboração de sua militância. “As lutas que tenho empreendido na qualidade de representante do povo, desde quando fui vereador pela primeira vez, nunca foram fáceis. Sempre apresentam necessidade de persistência, insistência e muito apoio popular”, resumiu o deputado. Para este mandato, Edinho Duarte garante que dará continuidade ao trabalho, elaborando outros projetos, com foco na área da saúde e educação. Colocando em prática sua experiência e ideias adquiridas ao longo dos anos.

O reconhecimento que vem do trabalho


Entre as mais diversas atuações, Edinho Duarte já foi vereador e na Câmara Municipal de Macapá, teve que lutar para fazer valer as leis municipais que fazia aprovar no Plenário daquela Casa. No mandato como deputado, se esforçou para ver implantado benefícios sociais garantido em leis aprovadas na Assembleia Legislativa e promulgadas pelo Executivo Estadual. Exemplo disso é a implantação da Universidade Estadual do Amapá, a luta pelo passe livre e a aprovação do legislativo autorizando o governo a disponibilizar a vacina contra HPV e câncer de útero.

A conquista pela implantação da Ueap


A Universidade Estadual do Amapá (Ueap) foi criada através da Lei nº. 0969, de 31/03/2006, e instituída pela e Lei nº. 0996 de 31/05/2006. Foi regida pelos instrumentos normativos, Estatuto, Projeto Político Pedagógico (PPP), Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Regimento Geral, Projetos Pedagógicos de Cursos.
A proposta do deputado visou a formação de técnicos em nível superior, contribuindo com a capacitação de profissionais para o mercado de trabalho e com o processo de desenvolvimento do estado do Amapá, elevando o nível sociocultural da população amapaense e da Amazônia. “O trabalho começou em 2000 e nosso maior objetivo é minimizar a demanda de vagas oferecidas pelas instituições de ensino superior, públicas e particulares. A Universidade do Estado do Amapá atua como alternativa viável de formação profissional” destacou o progressista.


Pensando na qualidade de vida das mulheres


O deputado Edinho Duarte, conseguiu aprovação da Lei 1.323/2009, que autorizou o poder executivo a disponibilizar a vacina contra o Human Papilomavírus (HPV) e câncer de colo do útero, em unidades de saúde pública do Estado. A vacina será destinada à prevenção de contágio pelo HPV e do câncer de colo do útero nas mulheres de faixa etária inicialmente preconizadas para vacinação de doze a dezoito anos.
Para Edinho Duarte, a medida vai proporcionar as mulheres amapaenses, melhor qualidade de vida. “A prevenção é fundamental para que a juventude feminina de hoje tenha no futuro uma saúde muito mais saudável”, disse o deputado, ressaltando que a recomendação será reforçada no novo mandato.


A luta pela regulamentação do passe livre


Um dos desafios de Edinho também é a regulamentação da Lei do Passe Livre. Aprovada desde setembro de 2007, a proposta ainda não produz os seus efeitos práticos e isso vem ensejando nova luta. “Esperamos a regulamentação, cujos ajustes estão em fase final com perspectivas de ser implantada no próximo ano.


Projetos para o próximo mandato


Para educação e cultura, Edinho Duarte prevê o Programa de Inclusão acadêmica, através de parcerias com prefeitura e governo para criação de cursos pré- vestibulares em escolas do ensino básico. Além de campus avançados e núcleos da Ueap.
Com vistas na implantação de projetos de desenvolvimento agropecuário e pesca. O parlamentar vai atuar nas áreas indígenas e colônias agrícolas com aproveitamento de alunos das escolas técnicas dessas. A valorização dos agricultores será reforçada pelo trabalho do deputado, com o mapeamento das estradas que possibilitaram o escoamento das produções agrícolas e criação do Programa de manutenção permanente dessas estradas. A implantação do sistema de marcação de consultas, sem filas de espera no Hospital de Especialidades, com requisições diretamente das Unidades Básicas de Saúde será outro projeto neste mandato. E para finalizar, Edinho Duarte vai trabalhar na implantação da Casa de Apoio aos Municípios, cuja casa será de passagem para abrigar pessoas de municípios interioranos que vierem a capital em busca de tratamento médico especializado.


Matétia: Andreza Sanches – Da Redação


Postado Por: Netto Lacerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário