quarta-feira, 4 de agosto de 2010

SINE - RECADASTRAMENTO

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Amapá deu início à atualização do cadastro de trabalhadores que buscam a instituição com o objetivo de conquistar uma das centenas de vagas de emprego ofertadas diariamente pelo órgão. O serviço é necessário para facilitar o encaminhamento do candidato às empresas interessadas na contratação da mão-de-obra. A informação é da Coordenadora Interina do Trabalho, Elna Feio Carvalho. Mais de 50 mil trabalhadores amapaenses são cadastrados no Sine, porém, grande parte está com os dados desatualizados.

Elna Feio explicou que o serviço de atualização cadastral ou preenchimento do primeiro cadastro para oferta de vagas no Sine é rápido e sem burocracia. “A medida atende também às exigências das empresas, que cada vez mais buscam profissionais qualificados”.

Segundo a coordenadora, um número considerável dos trabalhadores cadastrados no Sine tem baixa escolaridade e pouca qualificação profissional. “A idéia é acompanhar pela ficha de cadastro desse trabalhador a evolução que ele obteve no currículo escolar e em cursos de capacitação. Isso sem dúvida irá favorecer muito a sua inserção no mercado de trabalho”.

A atualização cadastral pode ser feita nos postos de atendimento do Sine: Central, próximo à Praça Floriano Peixoto, das 8h às 14 horas, e na sede do Superfácil do Centro, da Zona Sul e da Zona Norte, que funcionam nos horários da manhã e da tarde. Para garantir a atualização, o trabalhador precisa apresentar a carteira profissional, carteira de identidade, CPF, diploma de escolaridade e de cursos de qualificação profissional, comprovante de residência e o número de telefone atualizado.

O serviço de cadastramento do Sine é totalmente informatizado e gratuito. O órgão também trabalha com o cadastro de trabalhador para orientação profissional, orientação do trabalho e atendimento psicossocial, além de atendimento para o seguro desemprego formal e seguro desemprego da pesca artesanal.

O Sine tem postos de atendimento ainda nas cidades de Laranjal do Jari, de Santana e no Oiapoque. Estatísticas apontam que só o Sine Central, na Floriano Peixoto, oferece em média 100 vagas de emprego diariamente, o equivalente a três mil ofertas de trabalho por mês. As maiores demandas são nas áreas do comércio, serviço e construção civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário