segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Solenidade é marcada por emoção e agradecimentos à população














A noite de sexta-feira (17), foi marcada por muita emoção no Teatro das Bacabeiras. A Sessão Solene de Diplomação dos 79 candidatos eleitos e seus suplentes no pleito de 2010 encerrou a atuação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AP) no processo eleitoral deste ano. A cerimônia reuniu familiares e amigos em um momento que consagrou os eleitos a exercerem o mandato que postularam a partir de 2011.
A solenidade iniciou com a tradicional formação do Pleno do TRE/AP, composto pelo presidente, desembargador Luiz Carlos Gomes, o vice-presidente e corregedor, desembargador Edinardo Souza, procuradora Damaris Rossi Baggio, o jurista Eloílson Távora, os juízes estaduais João Lages e Alaíde Maria de Paula e o juiz federal João Bosco. “A solenidade representa a parte final de um processo eleitoral que iniciou em janeiro. É importante lembrar que esta é uma nova etapa para a população de todo o Estado, pois se trata de uma mudança na administração pública, onde haverá transformações”, declarou o presidente do TRE/AP, desembargador Luiz Carlos Gomes.
O primeiro a ser diplomado foi o governador eleito Camilo Capiberibe, que recebeu os cumprimentos do pleno e em seguida com poucas palavras agradeceu a população pela expressiva votação. “Esse é um momento difícil de descrever, mas quero lembrar que com a força do povo vamos superar as dificuldades e dar prioridade aos benefícios da população” disse Camilo Capiberibe.
Em seguida recebeu o diploma a vice-governadora Dora Nascimento, que acompanhada de seu paraninfo, também saldou a população.
O senador mais votado Randolfe Rodrigues recebeu o diploma acompanhado de seu paraninfo e ao lhe pedirem para que deixasse uma mensagem aos amapaenses, ele não exitou em lembrar seu slogan de campanha. “Fé em deus, fé na vida, fé no que virá”, disse o senador, enfatizando que honrará a confiança do povo que votou pela mudança e unirá esforços para solucionar os problemas que afligem o Amapá.
Entre 24 deputados estaduais diplomados, Edinho Duarte foi o quinto mais votado e acompanhado de seu filho e paraninfo Diego Duarte, recebeu o diploma agradecendo a população por mais uma oportunidade. “Este é um momento em que mais uma etapa do processo democrático eleitoral é vencida, o que faz com que nós possamos promover uma grande reflexão e agradecer a Deus e ao povo pela oportunidade. Vou representar a comunidade com empenho e apresentar benefícios em favor deles, além de ajudar Camilo Capiberibe a governar o Estado podendo compreender esse novo momento que estamos vivendo”, acrescentou o parlamentar.
Ao final os candidatos mais votados, entre eles o governador Camilo Capiberibe, o senador Randolfe Rodrigues, o deputado federal Vinicius Gurgel e o deputado estadual Júnior Favacho encerraram a solenidade com discursos.

Perfil do Governador eleito
Eleito com 170.277 votos e 53,77% de aprovação popular. Carlos Camilo Góes Capiberibe (PSB/PT) da coligação Frente Popular, nasceu em 23 de maio de 1972. Filho de João Capiberibe (PSB), ex-governador e ex-senador pelo estado e da deputada Janete Capiberibe, Camilo nasceu em Santiago, no Chile, mas é naturalizado brasileiro. Aos 38 anos, é casado e pai de dois filhos. O representante do PSB possui curso superior completo, é bacharel em Direito e estudou Ciências Políticas em Montreal, no Canadá. Iniciou sua militância política no movimento estudantil e exercia o cargo de deputado estadual desde 2006. Sempre envolvido em causas sociais durante mandato no legislativo, Camilo Capiberibe costumava mostrar preocupação com temas como a violência, descaso na saúde, educação e desvio de recurso público. Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, o novo governador promovia audiências públicas visando debater os temas junto à comunidade. Também fazia parte ainda das Comissões de Relações Exteriores e Defesa do Estado (CREDE), Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (CEC) e de Transportes e Obras Públicas (CTO) da Assembleia Legislativa. Em 2008, disputou eleições para prefeito de Macapá. Disputou segundo com Roberto Góes (PDT), sendo derrotado contra mais de 50% dos votos na época. Camilo Capiberibe cumprirá agora quatro anos de mandato a frente do governo do Estado.

Senador mais votado da história do Amapá
Randolfe Rodrigues (PSOL), que obteve 38,94% de aprovação dos amapaenses, com 203.259 de votos, já fala dos projetos e da expectativa de sua atuação no Senado Federal. O senador que vai cumprir o primeiro mandato em cargo majoritário e será o mais jovem na próxima legislatura, garante que vai lutar pelos avanços no Amapá.

Edinho Duarte: O Reconhecimento que vem do trabalho
Entre as mais diversas atuações, Edinho Duarte já foi vereador e na Câmara Municipal de Macapá, teve que lutar para fazer valer as leis municipais que fazia aprovar no Plenário daquela Casa.
No mandato como deputado, se esforçou para ver implantado benefícios sociais garantido em leis aprovadas na Assembléia Legislativa e promulgadas pelo Executivo Estadual. Exemplo disso é a implantação da Universidade Estadual do Amapá, a luta pelo passe livre e a aprovação do legislativo autorizando o governo a disponibilizar a vacina contra HPV e câncer de útero.
Projetos para o próximo mandato
Para educação e cultura, Edinho Duarte prevê o Programa de Inclusão acadêmica, através de parcerias com prefeitura e governo para criação de cursos pré- vestibulares em escolas do ensino básico. Além de campus avançados e núcleos da Ueap.
Com vistas na implantação de projetos de desenvolvimento agropecuário e pesca. O parlamentar vai atuar nas áreas indígenas e colônias agrícolas com aproveitamento de alunos das escolas técnicas dessas.
A valorização dos agricultores será reforçada pelo trabalho do deputado, com o mapeamento das estradas que possibilitaram o escoamento das produções agrícolas e criação do Programa de manutenção permanente dessas estradas.
A implantação do sistema de marcação de consultas, sem filas de espera no Hospital de Especialidades, com requisições diretamente das Unidades Básicas de Saúde será outro projeto neste mandato. E para finalizar, Edinho Duarte vai trabalhar na implantação da Casa de Apoio aos Municípios, cuja casa será de passagem para abrigar pessoas de municípios interioranos que vierem a capital em busca de tratamento médico especializado.

Andreza Sanches – Da Redação
fotos: Gabriel Penha

Nenhum comentário:

Postar um comentário