terça-feira, 8 de junho de 2010

Definição de chapas para eleição majoritária está chegando ao fim

Faltando apenas 22 dias para encerrar o prazo para realizações das convenções partidárias – 30 de junho é o último dia – a formação de alianças para a eleição majoritária está se afunilando. Apenas o pré-candidato a reeleição, o governador Pedro Paulo (PP) ainda não anunciou o vice-candidato em sua chapa. Lucas Barreto (PTB), Camilo Capiberibe (PSB) e Jorge Amanajás (PSDB) já definiram os nomes e partidos que vão compor a corrida eleitoral.
O primeiro a sair na frente foi Lucas Barreto. Há mais de um mês ele anunciou que o empresário do setor de eletrodomésticos, Jaime Nunes (PSDC), seria o nome escolhido para compor sua chapa. O acordo, que antecede, inclusive o ano de 2010, está sacramentado. Jaime Nunes é o nome escolhido pelo setor empresarial para representá-los.
O formação da chapa eleitoral de Jorge Amanajás ainda depende de adesões políticas. Mas a definição do principal parceiro também foi decisiva na escolha do nome do pré-candidatado a vice, nesse caso pré-candidata. A deputada estadual Francisca Favacho (PMDB) foi a escolhida.
Quanto ao nome do vice na chapa de Camilo Capiberibe, a definição só ocorreu neste domingo (7), depois que seu principal parceiro político, o PT, dez as prévias para eleger um nome para compor a chapa. Dois nomes estavam na disputa, o do vereador por Macapá, Luizinho do PT – que desistiu da concorrência, ficando para a geógrafa Doralice Nascimento o referendo dos delegados petistas. Ela ocupa atualmente o cargo de chefe de gabinete do deputado Joel Banha (PT).
Mas certamente é o pré-candidato a vice na chapa do governador Pedro Paulo que vem criando expectativas. O nome de quem vai ocupar essa função ainda não definido, mas segundo fontes deverá ser escolhido nas fileira do PDT. Especula-se que o ex-secretário Especial para Governadoria, Alberto Góes, será o escolhido.
No entanto, a presença do DEM (que rompeu no últimos dias com Jorge Amajás em função da adesão do PMDB), que vem anunciado apoio a Pedro Paulo tem levantando outras perspectivas. Fala-se que o empresário Josiel Alcolumbre (DEM) seria a bola da vez. Nenhumas das assessorias do PP ou DEM confirmaram a especulação.

Senadores
Os nomes dos pré-candidatos que vão disputar a renovação de dois terços para Senado já estão definidos no Amapá. Pelo PDT, o ex-governador Waldez Góes disputa numa aliança com o PP. Gilvam Borges, do PMDB, divide o mesmo palanque com o senador Papaléo Paes, que vai tentar renovar seu mandato pelo PSDB.
Entram na corrida por uma das duas vagas que serão disputadas em outubro, o ex-senador João Capibeirbe, do PSB, que está no mesma coligação que Marcos Roberto, candidato a uma das vagas pelo PT, e também o ex-deputado estadual Randolfe Rodrigues, candidato pelo PSOL, cuja coligação ainda não está definida, mas provavelmente deverá obter o apoio do PTB.

Matéria: Fernando França

Nenhum comentário:

Postar um comentário