sexta-feira, 4 de junho de 2010

Pedro Paulo assina em Brasília termo de adesão ao Pronasci

O Estado do Amapá é o mais novo integrante do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Em cerimônia ocorrida na manhã de ontem (2), no Ministério da Justiça em Brasília, o governador Pedro Paulo Dias de Carvalho assinou o termo de adesão ao programa na presença do ministro Luiz Paulo Barreto. A entrada do Amapá eleva para 24 o número de estados conveniados ao Pronasci, além do Distrito Federal.
O governador Pedro Paulo agradeceu o empenho e apoio do Ministério da Justiça para integrar o Estado ao Pronasci. “Olhando as vantagens do programa e o que ele representa para a segurança pública, eu não poderia deixar o Amapá de fora”, afirmou o governador, referindo-se ao fato de que o Amapá era um dos últimos estados a integrar o Pronasci.
O ministro Luiz Paulo Barreto ressaltou a importância do Pronasci destacando os resultados rápidos que o programa gerou. Ele afirmou que apesar do Amapá não ter altos índices de violência, a posição geográfica do Estado é estratégica para a segurança nacional. “O Amapá está perto de países de fronteira na região norte, onde há preocupação com questões como o tráfico de drogas”, declarou o ministro.
Com a adesão, o Amapá pode começar a pleitear recursos do programa, após a implementação de algumas condicionalidades como o policiamento comunitário e a criação do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública (GGI), que reúne representantes das forças policiais e de instituições que influenciam direta ou indiretamente na questão da segurança pública.
Também assinaram termo de adesão os municípios de Cubatão (SP) e Catanduvas (PR), elevando para 172 o número de cidades integrantes do Pronasci. Estiveram presentes a prefeita da cidade paulista, Marcia Rosa de Mendonça Silva, e da cidade paranaense, Aldoir Bernart. Catanduvas foi o primeiro município brasileiro a receber um presídio federal, que foi instalado em 2006. (Ascom/Ministério da Justiça)

Nenhum comentário:

Postar um comentário