sábado, 8 de maio de 2010

GRUPO TROAMA LEVA SOLIDARIEDADE A DESABRIGADOS


Voluntários do Grupo Filantrópico da Amazônia (Troama) levaram solidariedade a cerca de 300 famílias que estão desabrigadas - aquelas que foram retiradas recentemente de uma área de invasão no Loteamento Ipê e que estão alojadas provisoriamente, num galpão no bairro Jardim Felicidade.
Um café da manhã foi servido em homenagem ao Dia das Mães. “Nós escolhemos um bairro que tem pessoas carentes e como essas pessoas estão em um momento ruim, sem casa para morar e sem qualquer assistência, resolvemos fazer a ação com elas”, disse Aracilene Monteiro, uma das integrantes do Troama.
Várias mães, que receberam a homenagem, agradeceram o apoio dos voluntários. “É muito bom quando as pessoas vem ajudar. Nós precisamos de ajuda, porque não temos casa, não temos nada”, disse Maria das Dores, agradecendo pelo alimento e informando que as crianças ficaram muito alegres com o café surpresa.
O Grupo troama é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos que conta hoje com aproximadamente 200 voluntários que se revezam para atender a comunidade, em vários eventos durante o ano e nas duas sedes do grupo, localizadas no bairro das Pedrinhas e Parque dos Buritis.
Com o lema “Quem não vive para servir, não serve para viver” o grupo faz diversos atendimentos de cunho social e presta assistência a famílias que estão em vulnerabilidade social.
Para lembrar
As famílias foram retiradas da invasão e depois levadas para a quadra de uma escola no Jardim Felicidade. Como eles estavam atrapalhando o andamento do ano letivo, tiveram que sair do local. Em seguida foram se alojar numa praça no mesmo bairro, mas o lugar não era apropriado.
Agora, as famílias vão ficar no galpão por trinta dias e a Secretaria Municipal de Ação Social e do Trabalho (Semast) está dando todo apoio para que elas logo sejam levadas para um lugar seguro. “Nós não temos que reclamar porque estamos em um local que tem um teto, que podemos dormir seguros”, disse uma moradora.

A história
No dia 30 de outubro de 1977, era fundado em Macapá um dos mais importantes movimentos filantrópicos do Estado do Amapá, o Grupo Filantrópico Tropical da Amazônia (Troama).
Ao completar 32 anos de existência em 2009, o grupo Troama e todos os seus voluntários já multiplicam inúmeras iniciativas solidárias em favor da população, bem como, campanhas de arborização na cidade de Mazagão em 1978, e em vários bairros de Macapá até 2001; construção de casas e campanhas de auxílio aos desabrigados de enchentes no município de Laranjal do Jari e em Macapá; participação nas campanhas de vacinação do governo federal, ação global, realização de feiras de roupas usadas e distribuição de sopão; arrecadação e distribuição de brinquedos e alimentos à famílias carentes na campanha natal para todos.
Atualmente, a principal bandeira do grupo é o projeto “Cidadão da Amazônia - craques do futuro”, que promove em parceria com o governo do Estado, cidadania através da prática de esportes, lazer, reforço escolar e complemento alimentar às crianças e adolescentes carentes no bairro das pedrinhas, e que brevemente será implantado em outros bairros da capital e em outros municípios do estado. Este ano a mesma atendeu dezenas de crianças na faixa etária de 05 a 12 anos, com atividades de reforço escolar e alfabetização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário