quinta-feira, 25 de março de 2010

Assembleia Legislativa endossa nome de auditora para o TCE


Sendo a terceira mulher a ser indicada para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Maria Elizabeth Cavalcante de Azevedo Picanço foi endossada na sessão dessa terça-feira (22), da Assembleia Legislativa para ocupar o cargo, após ser sabatinada pelos 22 deputados presentes na sessão.

Segundo o relator do Decreto Legislativo 005/2010-AL e presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Edinho Duarte, a candidata cumpre todos os requisitos necessários para o cargo. “Vale ressalta que a dona Maria Elizabeth é a primeira auditora a ocupar um cargo de conselheira do TCE e veio indicada pelo quadro de auditores do Tribunal. Portanto, é uma mulher de alta competência para ocupar o lugar”, disse o relator.

Edinho Duarte ressalvou em seu parecer a sua convicção de que as atividades profissionais de Maria Elizabeth junto ao TCE, durante os 19 anos dedicados como auditora da instituição são inquestionáveis e “atestam sua idoneidade moral e conduta ilibada como cidadã, bem como demonstram notórios conhecimentos contábeis, financeiros e de administração pública, que a qualificam para a tarefa a ser desempenhada no TCE”.

Maria Elizabeth de Azevedo Picanço exerce função profissional junto ao TCE desde julho de 1991. É concursada como auditora, mas ocupou várias funções no Tribunal, e entre essas funções, a substituir, por exemplo, os conselheiros Luiz Fernando Pinto Garcia, José Veríssimo (já falecido) e Margareth Salomão de Santana.

Para Edinho Duarte, o fato de substituir alguns conselheiros demonstra a consolidação de seu histórico profissional e fecha os requisitos exigidos para o cargo de conselheira do TCE.

Natural de Macapá, Maria Elizabeth, 50 anos, formou-se em contabilidade pela Faculdade Moderno, em Belém (PA). Foi chefe da Divisão de Análise Contábil da Secretaria de Finanças do Antigo Território. Foi também auditora da Auditoria do Governo do Amapá.

Portanto, com o endosso da CCJ da AL, os deputados aprovaram nessa terça-feira, 23, sua indicação para o cargo de Conselheira do TCE na vaga deixada pela Conselheira Raquel Capiberibe. Falta a AL aprovar mais um nome para ocupar a vaga deixada pelo conselheiro Fernando Pinto Garcia.

Matéria: Fernando França
Postado por: Netto Lacerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário