sexta-feira, 5 de março de 2010

Edinho propõe mudança no nome da escola Castelo Branco


A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa (AL) está analisando o projeto de lei 006/2010, de autoria do deputado estadual Edinho Duarte (PP), que altera a nomenclatura da escola estadual Edinho Duarte Castelo Branco, localiza no Bairro do Trem. A proposta é que escola passe a se chamar José Firmo do Nascimento, pioneiro e referência no setor da educação no Amapá.

O projeto de lei já obteve apoio da maioria dos parlamentares estaduais da AL. A intenção de Edinho Duarte é homenagear José Firmo, falecido em 2008, e fazer uma correção na história das homenagens políticas. “Além de corrigir o nome de uma escola que tanto contribuiu com a educação de várias gerações de amapaenses, a mudança vem fortalecer a educação no Estado e fazer uma justa homenagem a um homem que doou parte de sua vida ao desenvolvimento educacional não somente do Amapá, mas de vários amapaenses que hoje estão formados e reconhece a história de José Firmo”, disse Duarte.

Vindo do Ceará em 1949, José Firmo do Nascimento fez historia por aqui. Chegou ao Amapá como artista de circo e logo percebeu um futuro promissor. Além de trabalhar muito pelo desenvolvimento do antigo Território Federal. Cursou o primeiro e segundo grau de educação, hoje ensino médio e fundamental.

Quando a Universidade Federal do Pará (UFPA) abriu as primeiras turmas para compor o núcleo daquela universidade no Amapá, hoje Universidade Federal do Amapá (Unifap), José Firmo foi um dos primeiros alunos, concluindo seu nível superior e logo foi emprestar seus conhecimentos de professor para a área educacional.

Como cidadão amapaense, incorporou hábitos culturais e características próprias de amapaenses. Sempre pautado nos bons costumes de moral, caráter, educação e honestidade, as principais referencias de sua vida, construiu seu próprio lema: A moral é bem maior de uma vida.

Foi em cima dessa historia de vida e da possibilidade de garantir a amapaenses uma justa homenagem, é que o deputado Edinho Duarte elaborou o projeto de lei prestigiando e reconhecendo o professor José Firmo do Nascimento (in memorian) como um ícone da educação no Amapá.

O outro lado da história

Se de um lado, um amapaense está sendo homenageado por contribuir positivamente com a historia de um povo e de sua terra, por outro, uma escola estadual carrega o peso de ainda ser chamada por um nome de um ex-presidente da República que compôs juntos com tantos outros, o período mais negro e sangrento da história política e recente do Brasil.

O general Humberto de Alencar Castelo Branco foi o primeiro militar e político brasileiro a assumir a Presidência da República após o golpe militar de 30 de março de 1964, que derrubou a democracia e instituiu a ditadura militar no Brasil, um regime político severo e de linha dura que tinha como justificativa para impedir o avanço da democracia o combate à subversão política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário