terça-feira, 20 de abril de 2010

Dia do índio, Pedro Paulo se reúne com lideranças indígenas


Como uma forma de comemorar o Dia do Índio, o governador do Estado, Pedro Paulo, se reuniu ontem (19) com as lideranças indígenas para um café da manhã. Na ocasião estavam presente, o deputado estadual Edinho Duarte, o secretário especial de Governadoria, Benedito Dias, e a deputada federal Lucenira Pimentel.
Na reunião foram abordados os principais problemas enfrentados pelas comunidades indígenas como educação, energia, infraestrutura, capacitação, substituição de geradores, manutenção da rede de telefonia entre outros. Para Pedro Paulo essa reunião foi sua apresentação oficial como governador do Estado. “Essas questões já tinham ido discutidas anteriormente com o governador Waldez e eu estou reassumindo esse compromisso de mantê-las e também se tiver algum tipo de reivindicação que não tivesse sido contemplado junto ao plano do Amapá indígena e do portal indígena nós vamos assumir o compromisso de efetivá-los”, enfatizou.
Uma das questões que foi levantada na discussão foi a situação das aldeias que ficam a margem da BR 156, pois cada uma tem suas próprias reivindicações. Outra situação é em relação o Programa Luz para Todos, segundo o governador a licitação já foi efetivada. “Das empresas que ganharam, dois lotes são do Amapá e dois são do Pará, e devido a isso na primeira quinzena de maio vamos dar a ordem de serviço e nós não vamos medir esforços para que a energia chegue para essas comunidades mais longes até o fim do ano”, disse o governador.
Outra situação que foi questionada foi em relação ano letivo de 2009 que ainda não terminou em algumas aldeias, uma solução seria capacitar os próprios indígenas para ministrarem essas aulas.
O governador Pedro Paulo falou sobre o problema de energia no município de Oiapoque. “Minha preocupação no momento é desenvolver políticas públicas para melhorar a qualidade de vida da população amapaense” enfatizou.
A criação de escolas dentro das áreas indígenas, educação superior e a capacitação de professores foram destacadas como grandes avanços nas aldeias do Amapá, exemplo disso, é o índio Waiãpi, Calbi Amazonas, que está no terceiro ano do curso de licenciatura especifica intercultural indígena na Universidade Federal do Amapá (Unifap). Segundo Waiãpi o conhecimento é fundamento para o crescimento do ser humano, “agradeço à Deus e ao Governo pela oportunidades dada aos indígenas”, concluiu Waiãpi.
Para o deputado Edinho Duarte os indígenas do Estado têm muito o que comemorar no Dia do Índio. “O Amapá desde 2003 desenvolve políticas públicas de valorização aos povos indígenas e a prova disso foi a criação de uma secretaria especifica para que os índios pudessem reivindicar seus problemas e um exemplo disso é o que está ocorrendo hoje [ontem]”, declarou o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário