sábado, 24 de abril de 2010

Shopping Popular, Prefeitura assina ordem de serviço para início das obras


A Prefeitura iniciou ontem (23), as obras do Shopping Popular de Macapá. A assinatura da Ordem de Serviço aconteceu na avenida Henrique Galúcio, entre São José e Tiradentes, ao lado do canteiro da obra. A empresa que será responsável por concluir as obras é construtora Dan-Herbert Engenharia. O evento é um marco para economia informal do município e contou com as presenças do presidente da Associação do Vendedor Individual e Micro Empresário, Socorro Leite, secretários, lideranças políticas e entre outros.
O Shopping Popular de Macapá possuirá uma estrutura moderna e contemplará três pavimentos com 32 estandes destinados a feirantes, 54 para bares e lanchonetes, 108 para lojas e 154 para armarinhos. Além disso, mais três praças de alimentação, estacionamento, área de serviço para carga e descarga de alimentos e depósito de mercadoria serão construídos.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Otacílio Barbosa, após a assinatura de ordem de serviço, as obras já devem dar inicio e com previsão de termino até fevereiro de 2011. “Os camelôs que ocuparão os novos boxes são pessoas que foram retiradas das ruas Cândido Mendes, São José, Mendonça Junior e ambulantes que estavam entorno do mercado central. Todos eles já fizeram o cadastramento para ocupação dos novos boxes e assim que as obras estiverem concluídas poderão voltar”, explicou o secretário
A obra faz parte do processo de reordenamento urbano do município, e tem como finalidade instalar 348 microempreendedores. “Desde o ano passado que a administração municipal vem adotando providências para organizar os pequenos empreendedores do centro comercial de Macapá e o início do shopping é o ápice de toda essa política”, avaliou Otacílio Barbosa.
Segundo o prefeito Roberto Góes, a obra é fruto de um convênio entre a Prefeitura de Macapá e o Governo do Estado e está orçada em mais de R$ 6 milhões. “Esse investimento proporcionará 1,5 mil empregos e é muito gratificante para todos nós que observarmos uma obra desse porte dando lugar a uma estrutura antiga”, comemorou o prefeito.

O shopping

O Shopping Popular será erguido na área da antiga Feira do Caranguejo ou conhecida como mercado central. O objetivo é abrigar trabalhadores do mercado informal que desenvolviam atividades em diversos pontos do centro comercial de Macapá. Com a obra, a categoria procurará organizar o uso do espaço público, principalmente com relação à desobstrução das calçadas para facilitar o acesso aos pedestres.
Segundo o presidente da associação do vendedor individual e micro empresário, Socorro Leite, atualmente são mais de 400 trabalhadores cadastrados na associação. Diversas pessoas ficaram sem trabalhar depois que foram retirados, pois a feira popular não comporta todo mundo, principalmente aqueles que trabalham com alimentos. “Depois que passamos a ficar aqui nessa feira provisória, houve uma redução muito grande no faturamento de todos. Esperemos que após assinatura de ordem de serviço, as obras realmente sejam iniciadas e que termine no prazo estipulado”, relatou Socorro

Nenhum comentário:

Postar um comentário