segunda-feira, 26 de abril de 2010

Governo do Estado entrega centros comunitários no interior


Na manhã de ontem (24), o governador Pedro Paulo Dias de Carvalho se dedicou a entrega de centros comunitários às comunidades de Torrão do Matapi, São Tiago e Areal do Matapi, no quilômetro 21 da BR 156. A Solenidade de inauguração contou com a presença do secretário de Estado de Políticas para Afro descendentes, Manoel Azevedo, secretário de Estado de Infra Estrutura, Carlos Viana, ex-governador Waldez Góes, além de lideranças comunitárias
Em Torrão do Matapi, Pedro Paulo foi recebido com fogos e agradecimentos da comunidade que prestigiava o evento. O Centro Comunitário Benedita da Silva Barbosa que já existe desde 2004, foi ampliado e recebeu um anexo, que contempla cozinha, refeitório e depósito.
Em meio às comemorações, o governador Pedro Paulo, disse que está trabalhando incansavelmente para garantir que o Amapá continue crescendo com as ações do poder público nas comunidades. “A intenção é que esses centros também sirvam para geração de renda e emprego, através de cursos de capacitação”, declarou.
E para homenagear um moradora, o anexo recebeu o nome Corina Mendes da Silva, moradora e colaboradora da localidade já falecida. “Dona Corina foi figura importante para nossa comunidade por isso foi homenageada”, explicou o presidente da Associação de Agricultores da comunidade, Valdinei Silva, afirmando que o espaço servirá também como extensão da Escola Professor Antônio Figueredo, que já não possui salas para atender a comunidade.
Uma das metas do governo é que os centros comunitários passem a atuar integrados com o Programa de Produção Integrada, criado pelo governo estadual, com atividades econômicas de sustento e renda. Outra sugestão apresentada pelo governador é fazer com que o local seja utilizado para a alfabetização da terceira idade, visando eliminar o analfabetismo do Estado. “Os centros são de fundamental importância para as comunidades, além dos eventos, encontros e festejos, pode gerar uma série de outras oportunidades”, comentou Pedro Paulo.
Além das obras dos centros comunitários, Pedro Paulo lembrou o empenho que está tendo com a extensão do Programa Federal Luz para Todos nas mais distantes localidades do Estado. “Estou atuando estrategicamente para que as obras sejam aceleradas”, disse o governador, anunciando que na 1º quinzena de maio, o governo estará liberando a ordem de serviço nos quatro blocos do sistema do Programa Luz para Todos, que serão construídos simultaneamente.
Os Centros Comunitários de São Tiago do Torrão do Matapi e Areal do Matapi a mais de 20 km da comunidade de Torrão do Matapi também foram inaugurados na mesma manhã, com comemoração regada a apresentações de grupos de marabaixo e capoeira.

Projeto Bacuri
O projeto é desenvolvido na comunidade de Torrão do Matapi, uma localidade que possui aproximadamente 300 moradores. A iniciativa contempla 60 crianças e adolescentes com idade entre 4 e 14 anos, através de atividades que envolvem educação e cultura, como forma de valorizar as tradições da comunidade afro descendente. O projeto funciona desde 2006 e é patrocinado pela Unesco, A coordenação utiliza o espaço do Centro Comunitário para desenvolver as atividades. “O trabalho tem proporcionado o crescimento da nossa cultura, na nossa comunidade você não encontra uma criança que não saiba tocar um tambor, isso mostra como as raízes estão sendo respeitadas e valorizadas”, concluiu o presidente da Associação de Agricultores da comunidade, Valdinei Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário